adriano menezes

MUDA

'

Depois ela disse que sentiu
uma coisa ruim
ao chegar a Ouro Preto .
Eu senti uma coisa ruim
quando ela disse. Queria
então mulher e cidade .
Eu devia desconfiar,
a escura nuvem sobre a casa
a perturbava sobremaneira,
e o passeio estreito, e as ladeiras,
talvez a falta de girafas
no Padre Faria ou
a desistência das flores
com talidomida que nos olhavam
míopes do jardim
que ainda não havia...
Se perdeu de minhas mãos.
A cidade continua comigo:
mofando livros,
avacalhando meus amores,
restituindo-me a asma.
















Suplemento Literário Minas Gerais - Nov/Dez 2010

4 comentários:

  1. Anônimo disse...

    Aprendeste
    neste marasmo
    de ouro preto
    a amar a asma
    e o soneto
    que nunca fizestes
    mas estas prestes
    estas prestes



    Geuder Martins de Carvalho disse...

    Caro Adriano,
    Nas suas palavras vejo paisagens nítidas
    e um close no meio da vírgula que anúncia pausas de mistério, cotidiano de homens e mulheres que flutuam por sobre as pedras.
    Seus personagens,escondidos atrás da melhor palavra, se embriagam de humanidade e poesia.

    Se minha camera alcançar o apuro das suas letras, saltará da imagem um mundo de sentidos.



    Jean Dyego - disse...

    "Ah, porque estou tão sozinho
    Ah, porque tudo é tão triste..."

    Sei lá lembrei do Vinícius admirando belezas femininas e reclamando-as! Mas aqui, o Adriano reclamão quer cidade e mulher. Lindo: os ciúmes da cidade rechaçam a mulher. Sobram as velhacarias do casamento com esta cidade mofada e barroca!

    parabólica disse...

    talvez então ouro preto seja você próprio, a defendê-la como se a si.

    abraço!

    ResponderExcluir
  2. curioso!

    um dia me disseram: "você está cheirando a ouro preto".

    nunca tinha me ocorrido ficar impregnado de uma cidade... minas tem dessas coisas.

    maravilha adriano!
    o convite pra tertúlia continua de pé! rs

    um abraço!
    ft

    ResponderExcluir
  3. gostei muito, se puder ler o meu blog qualquer hora..


    http://qualpalaquervra.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir